domingo, 16 de agosto de 2009

Pesquisa Científica em Torno do Riso

Um conjunto de nomes tiveram um contributo valioso na história do Riso terapêutico. Vamos apenas falar naqueles que, segundo a nossa óptica, inspiraram mais pessoas.

Norman Cousins: um conhecido escritor que publica, em 1979 o livro “Anatomia de uma doença” em que descreve a sua potencial fatal doença em 1964 que combateu com humor e outras emoções positivas. P. ex., que 10 minutos de riso davam-lhe 2 horas de sono sem dores. A sua história confundiu a comunidade científica e inspirou inúmeros projectos de pesquisa.

O Psiquiatra Dr. William F. Fry, da Universidade de Stanford, California, começa a estudar os efeitos fisiológicos do riso, na década de 1960. É considerado o pai da “gelotologia” (ciência que estuda o riso em relação às suas potencialidades terapêuticas). Demonstrou que a maioria dos sistemas fisiológicos do corpo são estimulados pelo riso.
Num dos seus estudos mais famosos demonstrou que 20 segundos de riso intenso, mesmo falso, podem duplicar a taxa cardíaca, algo que se poderia também conseguir com 3 minutos de exercício numa máquina de remo. Provou que com riso intenso diminuímos a chance de infecções respiratórias bem como o nosso corpo produz endorfinas (naturais supressores da dor).

Dr. Lee Berk foi também inspirado por Norman Cousins e a sua equipa de investigadores no campo da psico-neuro-imunologia em Loma Linda debruçaram-se sobre o impacto físico do riso intenso. Um dos seus estudos de caso refere-se a doentes com ataque cardíaco debaixo de cuidados médicos. 50% dos pacientes viam vídeos de humor durante 30 minutos por dia. Após um ano, o grupo de “humor” tinha menos arritmias, pressão arterial mais baixa, níveis de hormonas de stress mais baixos precisando de menos doses de medicação. E apenas tiverem 20% de recorrência de ataque cardíaco comparado com os 50% do grupo não submetido ao humor.

Dr. Hunter (Patch) Adams, MD, inspirou milhões de pessoas trazendo diversão e riso ao mundo hospitalar e pondo em prática a ideia de que “cuidar deveria ser uma inter troca amorosa humana e não uma transacção comercial” em mais de 30 anos. É o fundador e Director do Instituto Gesundheit, uma comunidade médica holística que tem dado cuidado médico grátis a milhares de pacientes desde 1971.

Dr. Guillaume Duchenne (1862) - neurologista francês mapeou mais de 100 músculos faciais e descobriu (sorriso Duchenne) que havia actividade na região esquerda do córtex do cérebro que está ligada às emoções positivas. O sorriso aberto (podemos colocar um lápis entre os lábios, em que activamos o “anel” em redor dos óculos) é frequentemente praticado em escritórios, no Japão, antes de iniciar o dia de trabalho.

Dr. Madan Kataria, um médico de família de Mumbai, Índia, em 1995 escreveu um artigo “o riso – a melhor medicina”. A sua pesquisa levou-o à descoberta de todo um corpo de literatura científica, que descreviam e provavam, os benefícios do riso no corpo e na mente humana. Impressionado, com o resultado de toda a investigação cientifica, iniciou num parque, um “clube do Riso”. Começou com 5 pessoas e rapidamente ascendeu a mais de 50. Inicialmente, num circulo contavam-se anedotas ou piadas. Com o tempo, tornou-se claro que teria que haver uma alternativa as piadas.
Após rever toda a pesquisa cientifica sobre riso que tinha, descobriu a solução: a mente humana não sabe como distinguir entre o riso falso e genuíno. Ambos produzem “química feliz” . Nascia o conceito “rir sem razão”. A sua esposa, Madhuri Kataria, professora de yoga, sugeriu exercícios de respiraçao a serem incluídos, de modo a um melhor resultado.